Assuma-se a inspiração deixada pelo nome, Nascentes, espaços de onde brotam as inúmeras possibilidades da natureza, ali unidas pelo seu ponto mais essencial: a água.
Tendo como ponto de partida a ideia de que a integração e desenvolvimento social têm, na sua base, um trabalho de encontro com as pessoas, os lugares e os hábitos, o evento propõe-se a desenhar uma programação de raiz, com o apoio e intervenção directa da comunidade local, que relaciona artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição.
Assumindo como elo comum as múltiplas possibilidades abertas pela riqueza natural e humana da aldeia das Fontes, o Nascentes propõe um conjunto de iniciativas culturais e propostas de encontro que pretendem servir de espaço para novas formas de olharmos o território e de, em conjunto, imaginarmos os caminhos que possamos criar. Promove-se uma reflexão sobre a natureza nas suas diversas formas, que questiona o modo como nos relacionamos com o outro, a arte e a cultura, a paisagem e, também, como nos transformamos através dessas relações.
Concertos, residências de criação, espaços dedicados ao público infanto-juvenil, convívios e jantares são alguns dos instrumentos chave para um evento que celebra o lugar de comunidade da aldeia das Fontes, pensar o mundo, o tempo, o espaço, os lugares, as comunidades e valorizar a diversidade cultural e paisagística.