Museu do Comum
28 JUNHO
Museu do Comum é um conceito que congrega as diferentes experiências e projectos promovidos pelo Nascentes, que se direcionam para a valorização e o enriquecimento do património humano e paisagístico da aldeia das Fontes.
Entendemos aqui património como a matéria viva, em permanente transformação, constituída pelos laços humanos e comunitários da aldeia e da sua relação com o território. Mais que uma visão estática e institucionalizada, o museu quer aqui representar o lugar das trocas afetivas e das aprendizagens que formam a nossa experiência em comum.
O projeto é composto por um período de residências artísticas seguido de exposição pública, reunindo nas equipas convidadas as vertentes das artes plásticas, design, arquitetura e audiovisual.
Exposição pública
Durante os dias do festival, um espaço de um armazém, central na aldeia e gentilmente cedido pela D. Júlia e sua família, será aberto ao público e convertido no Museu do Comum. Este espaço transformado por um dispositivo expositivo reúne as co-criações artísticas dos objectos, artefactos e matérias que transportam consigo as histórias e os seus personagens.
No exterior as novas peças construídas na paisagem estarão disponíveis para fruição pelos visitantes e após o festival tornar-se-ão peças permanentes do património da aldeia.