Ligados Às Máquinas

28 JUnHO

Os Ligados às Máquinas são a primeira e provavelmente única orquestra de samples em cadeiras de rodas do mundo. Composta por elementos da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), este projeto inovador prepara-se para assinalar dez anos de existência, com a apresentação no Nascentes de um espetáculo inédito, onde se conjuga repertório antigo e novas criações.

O desafio: a utilização de uma metodologia mais participativa para que a criação musical seja feita a muitas vozes e instrumentos, convidando diversos artistas a contribuírem para o processo musical através da cedência de samples.

Responderam ao desafio: Ana Deus, Bruno Pernadas, Cabrita, Carincur, Catarina Peixinho, Coro Ninfas do Lis, Dada Garbeck, Filipe Rocha, First Breath After Coma, Gala Drop, Gui Garrido, Joana Gama, Joana Guerra, João Doce, João Maneta, João Pedro Fonseca, José Valente, Lavoisier, Mano a Mano, Moullinex, Nuno Rancho, Orquestra e Coro da Gulbenkian, Pedro Marques, Retimbrar, Ricardo Martins, Rita Braga, Rita Redshoes, Salvador Sobral, Samuel Martins Coelho, Samuel Úria, Selma Uamusse, Senhor Vulcão, Surma e Vasco Silva.

Do hip-hop ao fado, do rock ao techno, do blues à world music, da música erudita à música concreta, dos sons da publicidade às séries televisivas… tudo se conjuga num espectáculo sonoro único, fruto das vivências do coletivo.

Esta residência de criação tem como mecenas principal a Fundação Millennium bcp